sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Receitas baratas

Quem sabe aproveitar bem os alimentos consegue economizar bastante e ainda come pratos mais saudáveis. Fui atrás então de algumas receitas para melhor aproveitar alguns alimentos. Vou dividir aqui com vocês. Se você tiver alguma receita para compartilhar, mande para o email bomebaratoblog@gmail.com
Falando em comida, li que está na moda nos Estados Unidos, na Argentina e em outros países, o clube da comida, que funciona assim: pessoas que moram próximo se reúnem uma vez por semana para dividir pratos, cada pessoa faz uma receita em quantidade suficiente para dividir pelos membros do grupo (e para as respectivas famílias). Assim não é necessário cozinhar sempre e todo mundo tem um cardápio bem variado para a semana toda. (É a verdadeira reunião do Tupperware.rsrs) Li que só funciona quando as pessoas moram perto e levam a sério a proposta de fazer pratos pensando em todos, não vale ficar repetindo torta de liquidificador....
Depois de ler isso fiquei pensando que a gente nem precisa montar um clube, mas não custa nada, quando for fazer alguma comida mais elaborada ou mais familiar, fazer um prato a mais para oferecer para alguém da família ou para o vizinho ou para alguém do trabalho. Tenho certeza que, numa próxima vez, essa pessoa vai pensar em você e vai querer retribuir.

(Me desculpem, mas esse post vai ficar enorme com as receitas....)

DOCE DE CASCAS DE MAMÃO

Ingredientes: cascas de mamões maduros; mamões bem lavados e açúcar

MODO DE PREPARO: Deixe de molho na água as cascas dos mamões de um dia para outro. Pique-as, coloque-as numa panela e deixe ferver, acrescentando as cascas sempre que levantar fervura. Troque a água a cada fervura. Na quarta vez, deixe cozinhar por dez minutos. Deixe esfriar, bata no liquidificador adicionando uma xícara ( chá ) de água e passe por peneira. Leve ao fogo com açúcar até dar o ponto ( quando desprender do fundo da panela).

BOLINHOS DE TALOS FOLHAS OU CASCAS

Ingredientes: 1 xícara (chá) de talos, folhas ou cascas bem lavadas e picadas; 2 ovos; 5 colheres (sopa) de farinha de trigo; ½ cebola picada; 2 colheres (sopa) de água; sal a gosto; óleo para fritar.

MODO DE PREPARO: Bata bem o ovo e misture o restante dos ingredientes. Frite os bolinhos às colheradas em óleo quente. Escorra em papel absorvente. Prepare: com talos de acelga, couve, agrião, brócolis, couve-flor, etc.; folhas de cenoura, beterraba, nabo, rabanete etc.; ou cascas de chuchu.

Obs.: No caso de talos de couve, couve-flor ou brócolis, recomenda-se dar uma pré fervura antes do preparo. Aproveite esta água do cozimento dos talos para outras preparações (arroz, sopa, etc.)

PATÊ DE TALOS

Ingredientes: 3 colheres (sopa) de talos de beterraba; 3 colheres (sopa) de talos de espinafre; 1 copo americano de ricota ou maionese.

MODO DE PREPARO: Bata os talos no liqüidificador com 1 colher (sopa) de ricota ou maionese. Misture a pasta obtida com o restante da ricota ou maionese. Conserve em geladeira. Sirva com pão, torrada ou bolacha salgada.

Tomates Recheados com sobras de arroz

INGREDIENTES: 1 xícara (chá) de sobras de arroz; 2 colher (sopa) de salsa picada; 2 ovos cozidos; 2 colheres (sopa) de queijo ralado; 6 tomates grandes; 10 azeitonas verdes.

MODO DE PREPARO Corte os tomates ao meio e retire a sementes. Misture o restante dos ingredientes e recheie os tomates.

Bolinhos de talo de Agrião

INGREDIENTES: talos de agrião cortados em rodelinhas (o equivalente a meia xícara); 2 ovos; 5 colheres (sopa) de farinha de trigo; meia cebola média; sal a gosto.

Modo de fazer: Misture todos os ingredientes numa tigela e frite em óleo quente, em pequenas porções de cada vez.

Rendimento: 10 bolinhos

Bolinhos de folha de Cenoura

INGREDIENTES: 2 ovos; 6 colheres (sopa) de farinha de trigo; 1 e 1/2 xícara (chá de folhas de cenoura lavadas e picadas).

Modo de fazer: Misture todos os ingredientes numa tigela e frite às colheradas em gordura quente.

Rendimento: 10 bolinhos

Bolinhos de Talos de Brócolis

INGREDIENTES: 2 xícaras (chá) de talos de brócolis cozido; 2 ovos; 1 cebola média picada; 1 colher (chá) de sal; 6 colheres (sopa) de farinha de trigo.

Modo de fazer: Bata no liquidificador os talos cozidos juntamente com os ovos. Retire e misture aos ingredientes restantes. Frite às colheradas em óleo quente.

Rendimento : 35 Bolinhas

Sopa de Talo de Couve

INGREDIENTES: talos de um maço de couve; 2 batatas médias picadas; 1/2 cenoura média picada; 1 tablete de caldo de carne; 1 e 1/2 litro de água.

Modo de Fazer: Bata no liquidificador os talos de couve, com um pouco de água. Numa panela, coloque os talos triturados, as batatas, a cenoura, a água e leve ao fogo. Quando começar a ferver, juntar o caldo de carne e deixar até cozinhar todos os ingredientes.

Doce de Casca de Melancia

INGREDIENTES: 2 kg de casca de melancia; 1 e 1/2 kg de açúcar; 1 copo de água; cravo.

Modo de Fazer: Retire a casca verde da melancia, utilizando somente a polpa branca. Rale em ralador grosso e reserve. Faça uma calda com açúcar, água e cravo. Acrescente a casca de melancia ralada e deixe cozinhar até apurar.

Tira – Gosto de Casca de Batata

INGREDIENTES: casca de batata; óleo para fritar e sal.

Modo de Fazer : Lave bem as cascas e frite em óleo quente até ficarem douradas e sequinhas. Tempere com sal e sirva.

Bolo de Cascas de Frutas

INGREDIENTES: 2 ovos; 1 colher (sopa) de fermento em pó; 2 xícaras (chá) de caldo de cascas de frutas; 2 xícaras de açúcar; 2 xícaras de farinha de trigo.

Modo de Fazer: Bata as claras em neve, misture as gemas e continue batendo. Misture aos poucos o açúcar, depois a farinha de trigo, sem parar de mexer. Acrescente o fermento e 1 xícara (chá) de caldo de cascas de frutas. Misture bem e asse em forma untada, em forno moderado. Depois de assado, vire em um prato enquanto quente, fure com um garfo e despeje a outra xícara de caldo de cascas de frutas adoçada. Experimente preparar esta receita com cascas de maçã, pera, manga, goiaba, caqui, abacaxi, mamão, etc.

Pudim de Casca de Goiaba

INGREDIENTES: 1 copo de suco de casca de goiaba; 1 copo de água; 2 colheres (sopa) bem cheia de maisena; 2 colheres (sopa) bem cheia de açúcar

Modo de Fazer: Dissolva a maisena, junte os demais ingredientes e misture bem. Leve ao fogo mexendo até engrossar. Despeje em forma previamente umedecida e leve à geladeira.

Fonte: Projeto Apoema – Educação Ambiental RS/ Brasil




Nenhum comentário:

Postar um comentário