terça-feira, 11 de maio de 2010

Cadeiras repaginadas




As cadeiras estavam velhas, o pano herdado era lindo, mas a ideia nunca saiu do papel. Até que...resolvi colocar o lema bom e barato em prática. E lá fomos nós reformar as cadeiras da mesa de jantar. Ou como dizem agora, repaginar as cadeiras.

Você vai precisar de um Rocama (um grampeador específico mas que se acha em papelaria), régua, lápis, tesoura e disposição.

A primeira fase é tirar o assento da cadeira com a ajuda de uma chave de fenda ou de uma parafusadeira. Meça o assento no tecido deixando uma sobra de uns dois dedos para você dobrar para a parte interna da cadeira.

Corte o tecido, dobre aos poucos, com o cuidado de fazer pequenas pregas nos cantos (como se fosse embrulho de presente) e comece a grampear com o Rocama em cada lado (sempre só na parte interna da cadeira, é claro). Não se esqueça de puxar para deixar o tecido bem esticado.

Para não ficar feio demos um acabamento usando banners antigos que tinha em casa. Basta medir e cortar. Tivemos o cuidado de marcar aonde havia parafuso no forro antigo, para furar no mesmo lugar. O acabamento também foi preso com o rocama. Mas na cadeira, o original era um plástico. Vc pode reaproveitar sacolas de lojas, por exemplo.

Volte os assentos para a cadeira, coloque os parafusos de volta e pronto: cadeiras novinhas, feitas por vc, de forma bem barata. O pano eu tinha, mas você pode forrar com chitão (a chita mais grossa), ir até Taguatinga comprar o tecido, ou usar sua criatividade: uma toalha pode virar o forro de uma cadeira, por que não? Basta ter estilo.

Taguatinga sempre vale a ida. Prometo em outro post falar dos meus achados por lá.

Um comentário:

  1. Muuuito Bom. Vejo nas fotos fortes mãos masculinas. Teria rolado uma ajuda na execução de tão belas cadeiras?! Parabéns pelas cadeiras e pelo blog.

    ResponderExcluir